3º dia em Cuba

Hoje vamos nos juntar a todos os companheiros e companheiras da Brigada Voluntária Sulamericana de Solidariedade a Cuba que já chegaram. As brigadas foram criadas por Che em meados dos anos 60 para trazerem pessoas do mundo inteiro e as fazerem ver com os próprios olhos como vivem os cubanos. O Instituto Cubano de Amizade aos Povos (ICAP) fica a cargo de todo o planejamento e organização.  E ao melhor estilo “Che” os brigadistas participam durante esse tempo de diversas atividades como: trabalhos no campo, visitas a escolas, hospitais, conversas com representantes de movimentos sociais locais, jornalistas locais e cuidar da organização de festas temáticas sobre seu país de origem. Ao longo do ano Cuba recebe milhares de pessoas do mundo inteiro. Quando acaba uma brigada, já tem outra para começar com pessoas de lugares completamente diferentes. (tanto que quando chegamos ao acampamento ainda tinha um pequeno grupo de canadenses que estavam no fim da brigada que vieram integrar). Na Brigada em que participei éramos em 300 pessoas todas da América do Sul dividas entre Brasil, Chile, Argentina e Uruguai. Os brasileiros eram o maior grupo com 100 representantes de estados como: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraíba e Maranhão. Para abrigar a todos, o ICAP dividiu em dois grupos de 150 pessoas. Metade ficou no acampamento na cidade de Caimito (próximo a Havana e que sempre é usado para essas atividades) e outra metade percorreu o país para conhecer o interior hospedando-se em hotéis. Depois as programações foram invertidas. Entre esses dias todos se encontraram para participar de festas e haver total integração. Foram 15 dias com a programação da Brigada, viajamos por mais ou menos mil quilômetros e o custo foi de apenas 355 doláres com todas as despesas de estadia, transporte e alimentação inclusas no preço.
Antes encontrar com os brigadistas fui na livraria onde a Maria indicou e é realmente muito barato. A loja fica na Rua Obispo, uma rua famosa por diversas lojas destinadas aos turistas e ao comércio local. Comprei 6 livros por 60 pesos cubanos (cerca de 5 reais). - Fala sério em que país o povo paga tão barato para ter acesso a cultura? -  Perambulando pela livraria notei que a maioria dos autores são os próprios cubanos. Com dois andares os livros são divididos por categorias e tem para todos os gostos, desde infantil a adulto, e até uma coleção de dvd’s para alugar. Lembrando que essa loja por pagar em pesos cubanos são os próprios cubanos que a mais freqüentam. Como essa livraria existem centenas pelo país e cada família cubana tem uma biblioteca particular em casa. 


Começo da Rua Obispo onde há comércio de livros, broches, cartão postal e muito mais

Na volta ainda na Rua Obispo parei numa mesa no meio da rua onde um jovem de cabelos compridos e óculos escuros de nome Alvaro que vende livros e centenas de broches, a maioria da antiga União Soviética. Conversando com ele soube que já fazem 15 anos que ele comercializa broches, e custam desde 5 dólares até 10 dólares cada.
Voltei para casa, comprei duas caixas de charuto Cohiba com a irmã de Nelson, me despedi como se fossem meus parentes e fui encontrar-me com o restante do grupo para começar nossa participação na Brigada.
Conversando com os companheiros e companheiras soube de lugares muito baratos para comer onde paga-se cerca de 1 real (10 pesos cubanos) por um prato de macarronada e menos de 10 centavos (1 peso cubano) por um bolinho de bacalhau e ambos estavam deliciosos segundos o pessoal que comeu.
Saímos todos com um ônibus (novo, é sempre bom lembrar) fretado pelo ICAP desde a Casa de Amizade aos Povos, em Vedado, Havana até o acampamento que fica em Caimito, há 45km da capital cubana. Pegando a estrada vi a diferença do Brasil por haver muito menos trafego e também gostei do estado do asfalto que não era todo esburacado como a maioria das ruas, avenidas e estradas brasileiras. Chegamos ao nosso destino a noite, pagamos o custo do nosso intercambio de 355 dólares, os brasileiros ficaram divididos em dois grupos e como sou de SP fiquei no grupo com o RJ, BH, RS, MA e PI. E também com os argentinos e chilenos. A programação para nosso grupo se destinava a conhecer o interior do país e o restante continuou no acampamento para as atividades locais, as quais participamos depois. 


No centro em pé de camisa branca e colar o "comandante" Polin numa das noites no acampamento

Ainda naquela noite aconteceu a Festa Cubana. Uma festa de bem vindas regada a rum, charuto, comida típica e muita musica cubana. Na total integração entre brigadistas e cubanos fizemos amizade com o chef de cozinha Polin que é o comandante da cozinha do acampamento. Polin é um cubano negão (como dizemos no Brasil) de quase 1,90 de altura, gordão, careca e com um ótimo senso de humor. Com apenas 25 anos ele comanda há 3 anos esse cargo de chefia e sempre demonstrou muito contentamento e satisfação por fazer o que faz e principalmente por viver em Cuba. Essa noite ficou marcada como uma das noites mais divertidas e que mais dancei em toda minha vida. Coisas que acontecem apenas em Cuba, uma Ilha mágica.

19 comentários:

  1. A trabalhadora, a militante, a intelectual, a beleza enfim da muchacha ou mujer en la calle.

    ResponderExcluir
  2. Mais do que derrubar tabus e barreiras machistas, em CUBA foram introduziram novos conceitos.
    As mulheres cubanas representam:

    44% da força laboral do país
    66% da força técnica qualificada.
    58 % das matrículas universitárias
    .
    Assembléias de Poder Popular: 31% de mulheres
    Parlamento Nacional : 36% de mulheres.
    .
    Em Cuba não há discriminação com relação a salários e confinamento a empregos tradicionalmentede mulheres, como a feminização do magistério.

    ResponderExcluir
  3. O código da família está voltado para a defesa dos direitos da mulher e das crianças:
    .
    1° A responsabilidade compartilha entre mãe e pai para proteger e preparar os filhos.
    2°A trabalhadora gestante está obrigada a cessar as atividades laborais com 32 semanas de gravidez, ou 30 semanas no caso de gêmeos.
    3° Tem direito à licença de 18 semanas, compreendidas 6 antes do parto e 12 após.
    4° Concluída a licença pós-natal, a mãe e o pai decidem, em comum acordo, qual deles cuidará do filho até completar o 1° ano.

    ResponderExcluir
  4. cont.
    5° Se a mãe trabalhadora decidir incorporar-se ao trabalho, terá direito a 1 hora por dia, para amamentação, até que a criança complete 1 ano e licença de 1 dia, por mês, para comparecer ao pediatra.

    6° O pai ou a mãe de menor de idade com disfunção física ou mental tem direito à licença remunerada até que a criança complete 2 anos.

    7° Atenção à gestante: taxa de mortalidade infantil de
    5,8 por 1000 nascidos vivos
    (2° lugar nas Américas, apenas superado pelo Canadá.)

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por sempre explicar com tantos detalhes Maria!
    Companheiro Uriano Mota é só continuar lendo o blog e ler desde o primeiro dia que você irá ler a participação das mulheres no cotidiano de Cuba normalmente. E conforme foram passando os dias da viagem tenho mais coisas a contar sobre esse tema. Obrigado e continue perguntando e comentando.

    ResponderExcluir
  6. A organização da educação infantilpermite que a mulher tenha tranquilidade para trabalhar.As instituições de educação formal são os chamados “Círculos Infantis”.
    Em Havana há 418 círculos infantis.
    Forma criadas 1.107 instituições de educação formal para menores de 6 anos, em todo o país.
    As instituições são administradas pelos conselhos populares em que participam direção, representante dos pais, representantes das organizações de massa, um médico e duas enfermeiras, que trabalham diariamente no local.

    ResponderExcluir
  7. O Programa “Educa a Tu Hijo” dá apoio para as mulheres que não trabalham e não desejam que as crianças ingressem cedo nos círculos.
    Os pais têm a possibilidade de obter a formação para melhorar a educação infantil.
    É organizado pela comunidade e funciona em local adequado e escolhido por essa.
    É frequentado pelas crianças 2 vezes por semana, durante 2 horas, juntamente com o adulto responsável pela criança (geralmente a mãe , quando ela não é trabalhadora),
    São promovidas atividades entre os alunos das escolas formais e do projeto não formal.

    ResponderExcluir
  8. Grato, Maria, pelas informações, que nunca são divulgadas no Brasil - pelo menos na "grande imprensa".
    Mas elas ainda não respondem ao cerne do que perguntei - e pode ter sido culpa minha, a falta de clareza. Eu quis me referir ao que está fora das estatísticas: à beleza física, às formas raciais, às formas de sensibilidade e inteligência. À mulher, enfim, como ser de amor.

    Mas no campo ainda das informações objetivas, ficou uma dúvida: qual a norma legal para o aborto em Cuba?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Cuba atende 90% de todas as suas crianças em idade de educação infantil, o maior índice dos países latino-americanos.
    .
    O aborto é legalizado desde 1965.
    .
    Enfim, como disse Fidel, a experiência cubana demonstra que o desaparecimento do capitalismo não implica no desaparecimento automático da discriminação de gênero, o que confirma a necessidade de impulsionar a revolução das mulheres dentro da revolução socialista, através de um processo cultural, educativo e político.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Urariano, eu entendi sim sua pergunta! hahaha
    Vc quer saber se pode ir a Cuba e ficar jogando seu charme em cima das camaradas, ir para o Malecón observar a caminha das mulheres! Pode SIMMMMMM!!!

    ResponderExcluir
  12. Uriano Mota, em breve farei paragrafos ressaltando essa beleza que eu vi especialmente para vc ler. só espero que minha namorada não veja hehehehe. Em Cuba as mulheres são especiais. O tipo fisíco é muito parecido com as brasileiras. A mistura dos europeus e negros é o resultado de mulheres de todas as cores, tipos de cabelo e tipo físico. A presença da mulher no dia a dia é mais forte quando se sai para a rua e vemos as mulheres trabalhando tanto quantos os homens ,mas sempre com um toque a mais de charme e de perfume no ar. No acampamento, na programação da brigada pude conhecer várias cubanas. Continue acompanhando que vou explanar mais sobre elas. Obrigado novamente companheiro!

    ResponderExcluir
  13. Pronto!! Mais um que foi para Cuba arrumar confusão com a namorada! hahahaha

    ResponderExcluir
  14. Valeu, Ramon, continuarei, é claro.
    Mas

    1. Sou mesmo UraRiano - a culpa é deste esquisito (no sentido brasileiro) nome. Ver o que escrevi sobre ele aqui http://urarianoms.blog.uol.com.br/arch2007-12-09_2007-12-15.html

    2. Maria, você entendeu, mas de um modo muito imediato. Assim não tem graça...

    Abrazos.

    ResponderExcluir
  15. Vou procurar saber mais detalhes sobre as condições de abortamento e depois postarei. Besos a Ramón e Urariano.

    ResponderExcluir
  16. Companheiro Ramon, excelente o seu blog. Estou morrendo de vontade de conhecer Cuba!
    Uma pergunta: quanto custa, mais ou menos, uma caixa de charutos Cohiba em Cuba?
    Obrigado, continue o ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela força hermano!
      Nas lojas vc vai pagar muito caro pelas caixas de charuto. Mas os trabalhadores que fazem charuto podem tirar uma cota mensal, nessa eles montam as caixas de vendem, é muito mais barato e eu comprei assim. Paguei 50 dólares, cerca de 100 reais, numa caixa do Cohiba Esplendidos com 25 unidades. Caixa da fábrica com comprovantes da fábrica também. Na loja em Cuba mesmo uma caixa desta custa 400 dólares. Aqui a unidade é vendida a 80, 90 reais.

      Excluir