7º dia em Cuba

Depois de conhecer o sistema de ensino de pertinho hoje é dia de ir ao hospital. Mas só de tarde, pois pela manhã fizemos trabalhos voluntários em campos agrícolas. Demorei para tomar o café e perdi o ônibus da delegação brasileira e fiquei com os chilenos. No caminho todo eram só piadas e muitas risadas. Um dos motoristas costuma de vestir de vermelho a noite quando estamos dançando e tomando umas, e recebeu o apelido de...”Chapolin”, o mesmo tão conhecido pelos brasileiros e que os cubanos também aprenderam a gostar assim como toda a América Latina.
Ficamos lá por volta de três horas e com o sol do Caribe o cansaço bate mais forte. O trabalho consistia em tirar as ervas daninhas das plantações de alface, repolho, cebolinha, couve, entre outros. 

A área tinha 200m x 100m mais ou menos e apenas seis cubanos(as) dão conta de todo o trabalho. Uma das camponesas nos explicou que o governo dá o incentivo subsidiando a terra, equipamentos e combustível. 50% da plantação o governo decide para onde vai e a outra parte o trabalhador comercializa como achar melhor. E o lucro é dividido por igual entre os camponeses.
Pela tarde fomos ao Hospital Roberto Rodriguez, da cidade de Moron. Pude ver de perto que o ser humano aqui é tratado como tal e não como um mero capital. 


O diretor chefe do hospital passou por uma sabatina antes de andarmos pelo complexo. Dá pra ver na foto o médico de jaleco branco conversando conosco e o grande salão ao fundo que serve para os parentes dos pacientes que estão sendo atentidos, já que sala de espera não é preciso. As salas de tratamento recebem no máximo cinco pacientes e sempre há um enfermeiro para assisti-los. Praticamente todos os medicamentos são produzidos em solo cubano. A partir da doença diagnosticada o prazo para cirurgia é de no máximo trinta dias, salvo os casos em que precise importar algum material. O aborto é legalizado até a décima semana e com o consentimento da família, do contrário sem chance. A medicina de células tronco já é mais que uma realidade em Cuba e é explorada em todas as áreas. Em Cuba existe o médico da família em que o médico vai “fiscalizar” a saúde dos próprios vizinhos e a checagem é feita a cada seis meses. Se o cidadão faltar o médico liga para o trabalho do mesmo e o chefe dá uma bronca e o manda para o médico (que cosa no?!). Também se dá uma atenção especial para a medicina da natureza e da antiguidade, chama-se Medicina Natural e Tradicional. A medicina bucal é integrada como toda a medicina cubana e por isso eu não vi nenhum cubano banguela ou de dente amarelo ou com dente caindo. Os medicamentos para quem vai ao hospital ser atendido são de graça e quando é diagnosticada uma doença em que precise de tratamento (gripe, por exemplo) o medicamento é comprado numa farmácia – é obrigatória a apresentação da receita médica – e paga-se centavos, praticamente um preço simbólico. 


Visitando todas as alas e salas do hospital não vi ninguém lamentando por demorar pra ser atendido e nem filas, nenhuma na verdade. O que vi foi um hospital muito bem equipado e que tinha até mesmo ares de biblioteca tamanha era a tranqüilidade, lembrando que esse hospital é o maior da região e atende diversas cidades por perto nos casos mais complexos.
Pela noite fomos a dois núcleos do Comitê de Defesa da Revolução. O CDR foi criado no começo dos anos 60 para organizar, ensinar, mobilizar e continuar com o espírito da chama revolucionária que segue forte entre os cubanos. Os comitês são divididos a cada quarteirão (mais ou menos) e a é dali que surgem os candidatos a qualquer cargo político e também a discussão e solução dos problemas do país – como a nova reforma econômica que foi levantada pelos CDR’s e pelos sindicatos. 
No caminho ao primeiro núcleo, que nada mais é do que a casa de alguém, estava uma forte e chuva e ficamos "ilhados" dentro da casa, mas foi divertido, pois houve até batucada e dança entre o pessoal.

Todos os moradores estavam presentes e nos acolheram muito bem com uma festa com direito a comes e bebes. Mostrando mais uma vez que os cubanos não pararam no tempo um dos moradores que estava no comando do som fez uma apresentação de sua música em estilo rap.

15 comentários:

  1. Parabéns cara!

    Ótimo post, nos ajuda a ver como a mídia fascista mente!!!


    Mas, como dizia Trotsky, " Mostrar aos oprimidos a verdade sobre o que acontece eh abrir-lhes o caminho para a revolução "






    Abraços!
    Si por Cuba!
    Patria o Muerte! Venceremos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo compay! Estamos aqui para mostrar a verdade, nada mais que isso. Seguiremos triunfando! abrçs e continue acompanhando

      Excluir
  2. Vc esta realizando um sonho da minha mae e meu!
    Sou natural de Belo Horizonte e vivo a 13 anos nos EUA. O estilo de vida americano e tao cruel q me aproximou de Marx e Engels, q por sua vz me aproximaram de Lenin, Fidel, Prestes e varios outros revolucionarios.

    Vivo na costa leste americana e pude conhecer alguns cubanos q mesmo q tenha abandonado Cuba pelos dollares, falaram muito bem da Ilha de Fidel.

    Espero um dia, junto a minha mae, conhecer esse lugar lindo, cheio de historia, humanidade e cultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compay se vc acompanhou os outros dias em Cuba eu expliquei que estou participando de uma Brigada e que durante o ano vai gente do mundo inteiro, inclusive tem uma Brigada para quem vive nos Estados Unidos. Só não tenho nenhum contato dos EUA, mas acredito que se vc procurar na internet vai encontrar algo. Obrigado pelo depoimento e fiquei muito contente em ver que a verdade rompe paradigmas e até mesmo quem vive no berço do capitalismo sabe o mal que ele faz. Obrigado novamente e continue acompanhando. abrçs

      Excluir
  3. Olá camarada.

    Muito bom mesmo o seu trabalho! Tenho um amigão, das antigas mesmo, que já foi algumas vezes até Cuba, só tem coisas boas a falar, mas que até hoje não me trouxe "tamanha quantidade de teor e consistência" nos seus relatos, como eu pude ler agora, em todos os posts no seu blog. Realmente, fizeste uma cobertura jornalística (não indiferente, mas isto não é nenhum demérito) com riqueza de detalhes, e eu creio mesmo que nas suas próximas viagens a Cuba você acabará escrevendo um livro mesmo com seus relatos.

    Bom, tenho aqui algumas dúvidas que gostaria de saber da sua opinião, ou experiência, ou mesmo de outras pessoas que acompanham o blogue, como a própria Maria.

    Tem Heavy Metal, rock, músicas com guitarras pesadas, distorcidas, em Cuba? O pessoal lá conhece bandas como Iron Maiden, Metallica, Slayer, Guns and Roses, Skid Row? Será que é de conhecimento que muitas bandas neste gênero habitualmente são muito críticas das próprias mazelas "capitalistas" também, apesar de que, evidentemente, não se comprometem e de forma nenhuma são identificadas com o comunismo ou o socialismo - como não é de se estranhar tanto, convenhamos (eu digo isto pois me refiro à própria parcela da Humanidade que vota, se identifica ou aprecia alguma ideologia de esquerda, a partir do que conhece a respeito).

    Bom, minha outra pergunta é quanto ao nível de participação ou interesse dos cubanos quanto a questões internacionais - no presente, bem entendido: Há pessoas engajadas, manifestações, comitês, etc voltados contra as guerras no Afeganistão, contra a ocupação israelense na Palestina, contra o intervencionismo nocivo estrangeiro na África, ou mesmo os ataques da OTAN contra a Líbia, as ameaças contra o Irã ou a Síria, etc? As pessoas aí acompanharam o desenrolar da dita "Primavera Árabe" (deixo a questionabilidade da questão para algum momento mais oportuno). Tem noticiários televisivos acompanhando essas coisas todas mundo afora? Há políticos, sindicalistas, que envolvem a população em direção de compreender e atuar nestas situações de conflitos?

    Bom, por último, mas sem esgotar meu amplo interesse por Cuba de forma geral, também fiquei curioso, como o Uriariano antes, se as cubanas por lá são tão lindas como a Mia Maestro, de certos filmes hollywoodianos "entusiastas de Cuba" (brincadeirinha, mas não pude deixar de citar) e eventualmente namoram, ou até casam com algum estrangeiro, por amor, evidentemente, que curta heavy metal e seja ardoroso defensor da causa palestina, como alguns aqui de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Grande abraço, camarada! Mais uma vez, parabéns!

    Luis Rafael Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Luis, espero responder tudo se eu esquecer pode me cobrar.
      O rock em Cuba por muito tempo foi visto como apenas cultura norte americana, mas hoje há diversas bandas do genero e tem todos os estilos que voce mencionou. Inclusive num dos dias livres por Havana um dos brasileiros que também estava na Brigada acompanhou um ensaio de uma banda de heavy metal e ficou sabendo que hoje em dia tem até festivais de rock. Já eu conversei com um funcionário de um hotel que ao saber que eramos brasileiros perguntou se conhecíamos a banda de heavy metal Cavalera e que eles tinham ido fazer show em Cuba recentemente.
      Os cubanos são bem informados em qualquer area e o noticiario internacional é um dos preferidos dos cubanos. Há diversas manifestações, inclusive fiz parte de uma, mas não posso contar porque faz parte do diário né. E eles sempre se manisfestam nas ruas pelo povo e na ONU também pelos seus representantes contra a intervenção norte americana nas guerras e são a favor dos palestinos sim.
      Quanto a Africa eu aconselho a ler o livro "La epopeya cubana" de um jornalista italiano que conta com documentos e relatos sobre a ajuda de Cuba na libertação da Angola e que derrocou a partir daí o apartheid e dando o poder dos países africanos para os africanos. Nesse livro conta até com relatos do Mandela que é amigo pessoal de Fidel e um eterno agradecido pela ajuda do comandante Castro que sem ele não seria possível a libertação da Africa.
      As mulheres cubanas são sonhos da realidade. Bonitas, fortes, alegres e inteligentes. Durante toda a brigada a maioria dos funcionários eram mulheres e todas muito bonitas, sempre arrumadas e cheirosas. (espero que minha namorada não leia hahaha) Conversam sobre tudo e tem argumentos para tudo. Sei de casos de muitos brasileiros que acabaram casando com cubanas, mas não sei o gosto musical e político deles.

      Excluir
  4. Saudações gratas!

    Parceiro, vou te fazer mais perguntas aqui, mas não se sinta obrigado a responder tudo atrapalhando a sua vida e seus compromissos por aí, beleza?

    Questão que fiquei com dúvidas:
    Sou um frequentador, e apreciador de bibliotecas, embora muitas vezes virtuais (sites delas, ou de vendas de livros). Eventualmente eu frequento sebos aqui em Poa também. Pergunto se nos livros disponíveis em Cuba, pudeste observar, ou ter a informação, de ter livros de alguns autores renomados internacionais, particularmente de alguns que escrevem e se tornaram referências quanto à questão palestina, como Noam Chomsky, Norman Finkelstein. Mas também alguns do tipo que escrevem alguns dos raros "clássicos" da atualidade, daí cito Umberto Eco, Eric Hobsbawn, ou mesmo algum romancista como Ken Follet. É só por pura curiosidade mesmo.

    Seguirei em outras postagens. Abraço!

    Luis Rafael Ribeiro
    de Porto Alegre/RS/Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas bibliotecas tem as prateleiras de livros interncionais, mas eu fiquei atento mais as publicações dos escritores cubanos que são a maioria, porém me lembro de alguns autores de fora como o brasileiro Chico Buarque, o citado por vc Hobsbawn e o Chomsky também.
      obrigado pelas perguntas sempre respondo com muita satisfação.

      Excluir
  5. Ah, outra pergunta que tenho em mente é como são as cervejas por aí. Qual a graduação alcoólica na média?

    Pergunto porque temos algumas Polares aqui no RS que chegam a 5% vol., apesar que na média nacional, elas fiquem pouco atrás, por volta de 4,5% ou 4,5ºGay-Lussac.

    E sobre o Rum. Ele é bom? Faz anos que não bebo Rum por aqui, e a minha última experiência com ele foi de um trago semelhante a um whisky ou cachaça local mesmo. É bom mesmo esse Rum? Não me imagino passando uma noite inteira só bebendo Rum (e não morrendo).

    Saudações!

    PS: É Rum gelado? E as cevas costumam ser geladas também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bela pergunta! E prometo falar num dia no post, mas já te adianto: a melhor cerveja que já tomei foi em Cuba. Chama-se "Bucanero fuerte", ela não chega ser preta, é marrom com graduação de 5,5%, um leve amargo da fermentação, mas sem aquele amargo de xixi quando fica quente. Há outra cerveja, clara e leve, chama-se "Crystal", nada haver com a daqui diga-se de passagem.
      Tomávamos todo dia muitas garrafas de rum. Há varias marcas por lá, mas tomávamos sempre o mais famoso do mundo, o Havana Club. O mais barato custa 3 dólares (1 litro) e os envelhecidos chegam até 10, 15 dólares que também depende da litragem.
      As cervas sempre serviram geladas, já o rum puro é servido "quente" e com drink põe-se gelo.
      Obrigado compa! Melhor pergunta até agora espero ter atendido as suas dúvidas.

      Excluir
  6. Olá mais uma vez Ramon,

    Tenho uma pergunta:

    - Sei que -inclusive é uma reivindicação cubana- o sinal americano de tv "invade" a area de cuba... Enfim, os cubanos gostam de assistir filmes >Americanos<: tipo Batman, Serie Lost... Eles gostam de ver as produções "requintadas" da america ou abrem mao e so assistem conteudo NACIONAL, sao "partidarios" e Contra-estadunidense a esse ponto de nao assistir nada que venha dos EUA?

    - Vc viu teatro la? qual a relação dos cubanos com as artes: gostam mais de Tv, Cinema ou Teatro? ha essa glorificação, tipica capitalista, por atores e atrizes?

    - Existe acesso facil a antena parabolica? Ha demanda por isso ou os canais abertos respondem a demanda popular, sem amiores problemas? Vc dise num post que eles assistem pouco a tv, exceto Novelas: sera que se deve ao conteudo arcaico da programação??

    Sao essas minhas duvidas, espero nao ter lhe importunado muito!

    PS: Cuba, se tornou, literalmente uma ilha, pra sorte dos cubanos eles estao "ilhados", protegidos de muita coisa ruim, claro, de algumas poucas coisas boas, mas de muito mais coisas que corroem o hoem, como por exemplo: falta de investimento/Humanidade no q se refere a Educação, saude (ponta em tecnologias de Celula Troco, Avanço em tecnologia par a Possivel Cura da AIDS , cancer, etc)!

    Abraços e parabens por nos fazer viajar com vc... Cuba Sempre!!

    >> http://arteevidaplatonica.blogspot.com/search/label/AS%20POSTAGENS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conversamos com uma liderança da União dos Jovens Comunistas de Cuba e segundo ele 90% dos filmes vistos pelos jovens cubanos são norte americanos. E essa é uma influencia que não dá para combater, mas devido ao alto nível de cultura dos cubanos eles sabem críticar os filmes e não se preendem nos filmes estilo hollywood.
      Há centenas de teatros e cinemas em Cuba. Num dos posts eu explico que a pessoa desde criança tem acesso a essa cultura e oportunidade de se desenvolver no que é importante, o dom, seja artístico, atlético ou outro qualquer.
      Há centenas de estações de canais que atendem a demanda local, mas no total não devem ter nem 10 canais por TV, já que cada região vai ter uma atenção exclusiva com o canal local.
      Espero ter respondido tudo compa e quando quiser pode perguntar.

      Excluir
  7. Obrigado...

    Ednei
    Meu Blog: http://arteevidaplatonica.blogspot.com.br/2011_02_01_archive.html

    ResponderExcluir
  8. Caro camarada, estou viajando aqui, sonhando ir em CUBA, mais ainda não posso por problemas judiciais...

    Gostaria de saber se os charutos Cubanos são realmente os melhores?
    Quanto em média está uma excursão para Cuba? gostaria muito de poder ir um dia...obrigado...curta bastante...abraços camarada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa a demora hermano, quase um ano depois rsrs
      Vamos lá.
      Eu já fumei charuto brasileiro, norte americano e cubano. No começo vc não sente muita diferença, mas depois de experimentar todos o cubano é mais forte, não esfarela na mão e dura bastante. Tenho ainda 10 charutos de 2011. Estão secos é verdade, mas da pra fumar numa boa.
      Eu irei de novo em abril deste ano, paguei 1900 passagem ida e volta, comprei pela internet e pela Copaairlines por isso saiu mais caro. E de estádia lá como participarei novamente de uma brigada, desta vez a Brigada Internacional 1 de Maio, vou pagar 350 dólares, cerca de 700 reais, por duas semanas com tudo incluso.

      Excluir