13º dia em Cuba (2-2-2011)

Pela manhã fomos novamente trabalhar no campo. A tarde tivemos uma conferência sobre o “anti-cubanismo” midiático e só enfatizou tudo o que já sei sobre o assunto. A imprensa tradicional pelo mundo, como a Globo e o New York Times, não mostram a realidade em que vive o povo cubano e constantemente aparecem notícias atacando todas as esferas da sociedade cubana que prontamente é desmentido pelos veículos de comunicação da ilha caribenha, mas que obviamente não tem espaço nessa mesma imprensa tradicional para mostrar o outro lado da história. Um veículo muito usado hoje para atingir principalmente os jovens interados com o mundo virtual é o site www.cubadebate.cu que também tem um canal no youtube com o nome cubadebate em que postam vídeos quase que diariamente com noticias factuais da ilha e também desmentindo diversas mentiras sobre Cuba.

Mais uma de trabalho no campo

Durante a noite tivemos a possibilidade de conversar com representantes de três movimentos sociais que eram da União dos Jovens Comunistas, Fundação das Mulheres Cubanas e Central do Trabalhador Cubano. Escolhi o representante da União dos Jovens Comunistas. Ele nos contou sobre a instituição e os jovens em geral. Segundo ele o principal problema dos jovens de hoje em se afirmar é que não tem casas para eles viverem e até quando casam a única solução é se integrar a uma das famílias. Isso acontece porque a maior parte dos materiais de construção que poderiam ser destinados a novas moradias, são usados para reformar as casas que sofrem com os furacões que passam pela Ilha. São mais de 10 furacões por ano que passam por Cuba. É importante lembrar que nenhum cubano mora na rua, todos tem sua residência fixa.

A União é composta pela vanguarda e para ingressar há uma série de fatores já que precisam servir de modelos para os mais jovens. A cada ano ingressam cerca de 90 mil novos militantes, mas há uma margem maior que gostaria de entrar, porém não atingem os requisitos necessários. Mas para o líder dos jovens, “só de aspirar para entrar na organização já cria uma conscientização de bons valores, o que é o grande objetivo da instituição de jovens”.
Com o camarada Rogério no caminhão voltando do trabalho voluntário no campo
Há uma influencia muito grande dos EUA. Cerca de 98% dos filmes vistos em Cuba pelos jovens são norte-americanos e os outros 2% da América Latina e Cuba. Ainda segundo o representante, alguns sites bloqueiam o acesso a partir da ilha, como já aconteceu com facebook e outros domínios da rede mundial de computadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário