7/1/2019 – 4º dia

Tirei o dia para visitar a praça da Revolução. Ali está localizado o Memorial a José Marti, principal líder da independência cubana e patrono da Revolução, segundo o próprio Fidel Castro.

A praça é um ponto histórico onde Fidel fez os principais discursos durante sua vida para milhões de cubanos que se aglomeravam no entorno para ouvir o comandante que ficou também famoso por seus longos discursos.

Local onde Fidel realizou seus discursos diante de milhões de cubanos












Ali também se tornou um ponto turístico por ser um ótimo lugar para tirar fotos por causa dos prédios com os rostos do Che e Camilo Cinfuegos que abrigam alguns ministérios cubanos.

No mesmo local está o Mirador (mirante), ponto mais alto de Cuba com 40 andares (cerca de 120m de altura) e de onde pode-se ter uma linda e ampla visão de Havana.

A linda visão do mirante onde pode-se ter uma noção em 360 graus de Havana

Hoje é o dia da volta as aulas e com isso uma legião de jovens cubanos ocupam as ruas com seus lindos uniformes. Nenhuma criança está fora da escola em Cuba e o custo do uniforme e materiais escolares são subsidiados pelo governo.

Os estudantes cubanos sempre elegantes 

Na ilha caribenha, onde a educação tem sido absoluta prioridade desde a revolução de 1959, há um sistema educativo eficiente e com professores de alto padrão. Cuba é, no mundo, o país que mais investe em educação, reservando para isso 13% do seu orçamento nacional*. 



Escola Primária José Marti na Calle Obispo

Segundo relatório publicado recentemente pelo Banco Mundial, “Cuba é internacionalmente reconhecida por suas vitórias no campo da saúde e da educação, com um serviço social que supera a maior parte das nações em vias de desenvolvimento e em certos setores se compara aos países de maior desenvolvimento no mundo. Desde a revolução em 1959 e a criação de um governo comunista, o país criou um sistema de serviços sociais que garante acesso total á educação e à saúde. Esse modelo permitiu à ilha conquistar uma alfabetização universal, acabar com certas doenças, dar acesso geral à água potável e saneamento básico, tendo uma das taxas de mortalidade mais baixa do continente e uma das mais altas expectativas de vida”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário