12 e 13/1/2019


Fiquei em Santa Clara na casa de Idania e Adalberto. Uma casa muito bonita e bem aconchegante, melhor que muitos hotéis. Diferente de Havana, Santa clara é mais tranquila. Fui ao Mausoléu do Che e ao Monumento ao Trem Blindado. Já visitei em 2011, mas sempre há algo mais para aprender. É impressionante o feito de Che e do Exército Rebelde que com menos de 20 homens descarrilhou um trem blindado do exército de Batista carregado de armas e com mais de 400 homens. No Mausoléu do Che estão enterrados os restos mortais do guerrilheiro. No mesmo lugar também se encontra o museu sobre Guevara. Repleto de documentos e pertences do revolucionário durante sua vida. Cadernos de infância, boletins, cantis, máquinas fotográficas, roupas, armas e claro, suas boinas tão famosas. 

A imagem pode conter: atividades ao ar livre
O monumento ao Trem Blindado é parada obrigatória em Santa Clara 

Para comer tem dois ótimos restaurantes. “Sabor e Arte” e “D’gustar”. Paga-se nas duas moedas em Cuba. Ambos são muito frequentados tanto por cubanos quanto por turistas. A média de um prato é 3 dólares (3 CUC’s ou 75 CUP’s). Tanto em Santa Clara quanto em Havana toma-se cerveja entre 1,5 CUC e 2,5 CUC. Refrigerante não custa mais que 1,5 CUC.


Na Praça Central ocorria eventos a tarde voltados para crianças com músicas ao vivo, magicas e brincadeiras. Era final de semana, por isso o local ficava cheio de famílias tirando um lazer.
Incrível como os cubanos estão conectados na internet. Por onde se anda pode-se ver pessoas, principalmente os mais jovens, mexendo no celular.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, multidão e atividades ao ar livre
Aos fins de semana a diversão é garantida nas praças e parques de Cuba 

Mais que a capital, Santa Clara tem muitos graffitis pelos muros e todos trazem uma crítica social ou política.

Adalberto que nos hospedou é chef de cozinha de um dos restaurantes da cidade. Sua família possui duas casas com aluguel de quartos para turistas e com esse dinheiro ele já viajou para países como Espanha e EUA. Sobre o sistema cubano ele diz que apesar das dificuldades quer apenas ir a outros países como turista.



A imagem pode conter: mesa

Cada vez mais cresce em Cuba a arte urbana de graffiti, sempre com uma crítica social

Ele contou que a carne de porco em Cuba é uma das melhores do mundo, pois os animais são criados com ração orgânica, sem hormônios e por isso tem um sabor mais gostoso. Do mesmo modo são criados frangos e bois. O chef confidenciou-me o segredo do Congri, prato típico cubano. Cebola, alho, salão, feijão preto, arroz integral, folha de loro e cominho apenas no final antes de fechar a panela para cozimento.


Na noite do dia 13 fui com amigos brasileiros que conheci durante a viagem no bar e restaurante Café-Museo Revolución que fica ao lado do Monumento do Trem Blindado. O lugar é um verdadeiro museu, com quadros, fotos, bandeiras, pertences da guerra da Revolução e até alguns documentos históricos sobre Cuba. As funcionárias do bar muito atenciosas e simpáticas e ao saberem que éramos brasileiros até puxaram conversa para falar sobre o momento que passamos com o golpe em Dilma e a prisão de Lula. Com uma das garçonetes com quem conversei, aparentemente com uns 25 anos, ela me disse que estava muito contente e confiante no desenvolvimento da América Latina com os governos de esquerda, mas que agora está preocupada com o avanço da direita e os golpes constantes nos governos eleitos democraticamente.

Café-Museo Revolución com amigos

Ali também conheci um senhor negro por volta dos 45 anos chamado Moisés que levava uma cerveja artesanal para o bar chamado Bruja, só comercializada na região de Santa Clara. Uma cerveja muito boa e preço em conta. Cada garrafa long neck custava 2 CUC. Com ele também conversei bastante. Ele trabalha com a distribuição dessa cerveja e também é uma espécie de pai de santo da religião cubana santeria, uma espécie de candomblé no Brasil. Muitas pessoas que passaram por ele no bar enquanto conversávamos pararam para pedir uma benção que foi prontamente atendida com um banho de fumaça de charuto, algumas palavras e cumprimentos religiosos. Como regalo (presente em espanhol) ele nos deu alguns charutos Romeu y Julieta, uma das melhores marcas de Cuba. Como gratidão, eu paguei algumas cervejas Bruja para ele enquanto conversávamos madrugada adentro falando sobre a vida, futuro, passado, presente, sonhos e esperanças de um mundo melhor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário