As impressões entre 2011 e 2019

Graças ao turismo e novas relações com países pelo mundo, Cuba está se modernizando e gerando novas ofertas de consumo, novos empregos e até novas indústrias, como a construção de painéis solares para geração de energia e empresas que fabricam produtos de limpeza, higiene, alimentos, roupas e aparelhos eletrônicos. Ao mesmo tempo em que os salários seguem sendo a maior reclamação sobre a vida em Cuba, e para muitos a única. Os rendimentos são baixos do ponto de vista dessas novas ofertas de produtos eletrônicos, roupas de marca e até produtos de limpeza e higiene importados e algumas marcas que já fabricam em Cuba, como a Lux de higiene pessoal. 

O custo de vida para coisas essenciais continua baixo, consumindo pouco do salário para despesas como água, luz e telefone, além da continuação da “libreta” que proporciona uma cesta básica para todo cidadão, garantido que todas as famílias tenham comida na mesa.


Meses depois da minha viagem o governo cubano anunciou o aumento de até três vezes nos salários dos trabalhadores cubanos. Vale ressaltar que os preços de produtos e serviços não aumentaram. A média salarial saltou de 600 pesos cubanos para 1600 pesos, sendo o menor salário de 400 pesos e o maior de 3000 pesos. Por exemplo: um professor que ganhava 555 pesos passou a ganhar mais de 1400. Um jornalista que ganhava 385 pesos, agora ganha mais de 1300 pesos.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre
A oferta e variedades das lojas em Cuba aumentou e muito na última década

Saúde e educação continuam de graça e são motivos de maior orgulho do povo. Outro motivo de muito orgulho é a tranquilidade do cotidiano em Cuba. Um país praticamente sem violência, em que qualquer pessoa pode andar na rua sem precisar ficar preocupado se alguém vai te assaltar, te estuprar ou te agredir, casos que acontecem a cada minuto no Brasil seja por machismo, homofobia, racismo, etc.


Existem pessoas e famílias morando na rua em Cuba? Não, mas existem pessoas que dormem na rua. Nas duas semanas que fiquei em 2019 vi em apenas um dia, duas pessoas dormindo na rua. Foi perto da lanchonete El Cubanito que fica aberta até madrugada. Já era tarde da noite e percebi dois policiais vindo andando pela calçada e inevitavelmente iriam cruzar com os dois que estavam dormindo. Ao se deparar com os dois, os policiais argumentaram entre si, gesticulando bastante (como é de costume dos cubanos), e seguiram caminhando. Deu-me a impressão de que eles já conheciam os dois, pareciam emburrados por encontrá-los naquela situação, mas seguiram em frente. Logo me veio a recordação da violenta repressão no Brasil contra moradores de rua, principalmente na metrópole paulistana em que usam até jatos de água para “espantar” as pessoas do local onde elas dormem. 

Conversando depois com Luis e Isabel que moram próximos dali, me disseram que trata-se de um casal de idosos gay. Ambos tem família, casa, mas preferem dormir na rua. Por que? Talvez sofram preconceito da família, talvez já sofreram algum preconceito nos albergues espalhados por Cuba voltados para pessoas em dificuldade, na maioria dos casos idosos. Em casos assim, normalmente a polícia juntamente de assistentes sociais encaminham essas pessoas para um albergue, principalmente se fosse uma noite chuvosa ou se tivesse passando um furacão que poderia colocar a vida dessas pessoas em risco. Tanto é verdade que passam dezenas de furacões por ano em Cuba e sem vítimas fatais. Já no Brasil, por exemplo, vemos casos constantes de vidas que se perdem por conta de uma tempestade.

Então o governo cubano obriga as pessoas a irem para um albergue? Lógico que não, o que vivenciei evidencia isso. Casos assim são tão raros em Cuba que costuma-se dizer que num quarteirão no Brasil há mais pessoas dormindo na rua do que em todo território cubano.  O certo é que o outdoor na saída do Aeroporto Internacional José Marti com os dizeres “No mundo há milhões de crianças dormindo na rua. Nenhuma delas é cubana” continua sendo a maior verdade e o maior exemplo da vida digna proporcionada pelo socialismo cubano.


Atualmente há celulares e internet por toda parte, o que me preocupa, pois vivemos no Brasil recentemente o pior que essa ferramenta pode fazer com a difusão de mentiras (fake news) pelas redes sociais que fizeram um fascista como Bolsonaro ser eleito.

O povo cubano desenvolve nos últimos 60 anos o melhor projeto socialista da história

Mas os cubanos se dizem conscientes disso e que sua juventude é educada e politizada para enfrentar essas mentiras e separá-las das verdades. Cada vez mais cresce o número de youtubers em Cuba. Basta uma rápida busca que você vai encontrar dezenas, talvez centenas de jovens cubanos que compartilham o cotidiano de suas vidas no YouTube. Certamente isso trará vislumbre e ilusão proporcionadas pelo capitalismo para muitos desses jovens, mas como disse são centenas de pessoas, enquanto o país tem milhões trabalhando diariamente para desenvolver e avançar com o projeto socioeconômico cubano. 


Nesse campo da internet e nessa nova realidade de interagir com o mundo, os Jovens Cubanos de Computação são as pessoas mais importantes nesse processo, pois são elas que estão ensinando os cidadãos a acessarem a internet e principalmente como usá-la de forma que se previna contra os perigos causados pelas mentiras propagadas pelas redes.


Confio e muito na Revolução e sei que o povo cubano jamais vai abrir mão das conquistas sociais, mas o Império Norte-Americano seguirá como maior inimigo da liberdade e tranquilidade conquistada pelos cubanos e aumentará o investimento na propaganda contrarrevolucionária na internet que já mostrou ter poder de derrubar governos e voltar o povo contra si mesmo. 

Veja mais fotos e vídeos exclusivos: https://www.facebook.com/DiarioDoRamonEmCuba/


2 comentários: