17/1/2019

Nenhuma descrição de foto disponível.
O povo cubano é muito orgulhoso de sua história e gosta de exibir esse patriotismo das formas mais variadas
Último dia. Nessa segunda passagem em Havana nessa viagem fiquei hospedado na casa de Theodora, uma senhora de 70 anos que vive num lindo sobrado e aluga quartos para aumentar a renda.

Ela me chamou para um café antes de ir embora e ficamos conversando. Theo me contou que seu neto está no curso pré-vestibular para fazer Relações Públicas na faculdade e que pretende seguir na carreira de diplomata. Apenas com 16 anos, o jovem cubano é um comunista ferrenho, daqueles de bater na mesa e saber tudo sobre a história da Revolução.

A lan house oferece os mais modernos e diversos jogos de computador e simuladores 3D

Antes de ir embora, fui registrar as últimas imagens de Havana. Perto de onde eu estava, existe uma lan house chamada Ludox. Criada pelos Jovens Cubanos de Computação em 2018, o local oferece acesso a internet e jogos de computador, tablets e simuladores 3D. A um preço bem acessível, cerca de 15 a 30 pesos cubanos por hora (25 pesos cubanos = 1 CUC/ US$), a sala de jogos costuma estar sempre cheia de jovens se divertindo com os mais diversos jogos, a maioria deles desenvolvidos pela própria instituição.

E pensar que tudo começou em 1987, quando foi criado o coletivo Jovens Cubanos de Computação, uma organização subsidiada pelo governo que busca o desenvolvimento da tecnologia e proporcionar o acesso da mesma ao povo cubano. A instituição está sediada no centro de Havana num prédio onde milhares de jovens tem acesso à internet, jogos e cursos de tecnologia.


No caminho para o aeroporto fui conversando com o taxista Alex. Durante o trajeto, logo no último dia, descobri que existe a Agencia Cubana de Rap, uma espécie de Casa do Hip-Hop Cubano. Um prédio de três andares em que jovens e adultos se reúnem diariamente para fazerem oficinas dos elementos da arte (MC, DJ, break e graffiti), gravações de músicas, clipes, ensaios e apresentações. 


Foto: Caleb Krivoshey

A casa existe desde 2002 e está ligada ao Ministério da Cultura de Cuba que apoia no desenvolvimento das atividades. Assista abaixo uma entrevista com a então diretora da Agencia Cubana de Rap, Magia López.



Nenhum comentário:

Postar um comentário