16/1/2019


Saí com Luis e um casal de brasileiros (Alex e Carol) para um passeio em Havana. Luis mora atrás do Capitólio, bem no centro de Havana e perto de lugares históricos.

Começamos pela fábrica de charuto Pardagas, uma das mais importantes de Cuba e que hoje passa por uma reforma. Ali fabricam diversos charutos cubanos.

A imagem pode conter: atividades ao ar livre
A fábrica de charutos Pardagas fica ao lado do Capitólio, no Centro de Havana 

Luis contou que após a Revolução, Fidel pediu para Camilo Cinfuegos que se seleciona cerca de 20 mulheres que trabalhavam como prostitutas para desenvolver o charuto “Cohiba”, atualmente o mais cobiçado no mundo que contou com Fidel como garoto propaganda, pois além de fumar ele dava de presentes aos diplomatas e autoridades de outros países que o visitavam.

Ao lado encontra-se o Palácio da Computação Cubana que atende milhares de estudantes por ano e desenvolvem os softwares usados em Cuba e que até estão sendo exportados para outros países.

A frente está a Praça dos Libertadores com as principais figuras que ajudaram na independência dos países latino americanos, como Bolivar, e pelo Brasil José Bonifácio e Tiradentes. O mais curioso é que o diplomata brasileiro que participou da inauguração dessa obra nos anos 1920-30 foi o avô de Collor de Melo.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu, árvore, nuvem, sapatos, atividades ao ar livre e natureza
A Praça dos Libertadores de Cuba é uma história sobre a independência dos povos latino americanos

Fomos ao Museu da Revolução que se visitássemos sem Luis não teria a mesma graça, pois a cada obra ele explicava com detalhes a história.

Ele nos confidenciou que em Cuba existem túneis espalhados pelo país carregados de armas, tanques e até aviões que estão prontos para serem usados em caso de invasão por outro país e que ele participou dessas obras após voltar da Guerra da Angola nos anos 1980.

Sobre a Nova Constituição, segundo Luis está mais socialista e democrática, com mudanças nas repartições de poder, o que diminui a burocracia entre municípios, província e poder central (União). Com a mudança, deixa-se de existir as assembleias provinciais e as decisões passam diretamente das assembleias municipais para a Assembleia Nacional.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo
Periodicamente as escolas levam os alunos para conhecer os museus de Cuba, principalmente o Museu da Revolução

Agora em Cuba são autorizadas pequenas e médias empresas, mas com limite de contratação de mão de obra e sem poder abrir mais de uma empresa por pessoa, além de altos impostos para essas atividades.

Luis deu como exemplo ele mesmo, que por receber turistas em casa é considerado pequeno empresário e que antes pagava 10% de imposto e agora pagará 30%. Quanto maior o negócio, maior o imposto.

Nenhum cubano pode ter mais de uma casa ou negócio no próprio nome. Os camponeses são os melhores assalariados de Cuba, pois além de terem subsídios do governo, podem vender as mercadorias diretamente para os hotéis que pagam em CUC (dólares) gerando um lucro muito maior. “Os ricos em Cuba são os camponeses, o que não acontece em nenhum outro lugar do mundo”, falou Luis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário